SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2"Then who am I?": the teaching work in childhood education and the impacts of the work organization in the dynamic of recognition"Being a street vendor is a necessity that we have to work on": daily life and identification of popcorn sellers of Belo Horizonte author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

GONCALVES, Júlia; TOLFO, Suzana da Rosa  and  ESPINOSA, Leonor María Centera. A (não) atuação frente ao assédio moral no trabalho: estudo sobre um sindicato. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2018, vol.21, n.2, pp. 149-164. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v21i2p149-164.

O assédio moral no trabalho é entendido como um conjunto de atos hostis que ocorrem de forma processual e podem estar relacionados às prescrições da organização do trabalho. Os sindicatos e associações que defendem os interesses e direitos de categorias profissionais devem estar atentos a essa violência psicológica. Com o objetivo de identificar a percepção e a atuação de dirigentes sindicais frente a situações de assédio moral no trabalho, realizou-se uma pesquisa qualitativa com representantes sindicais dos trabalhadores de transporte coletivo urbano de uma capital do sul do país. O sindicato ao qual pertencem esses dirigentes é reconhecido por sua luta e enfrentamento, assim como pela obtenção de conquistas e melhorias nas condições de trabalho de seus representados. Com relação e esse tipo de assédio, os resultados obtidos neste estudo evidenciaram uma visão simplificada sobre o fenômeno - sem um entendimento processual e ampliado. Tal compreensão indicou a associação entre práticas de assédio moral e pessoas específicas (os agressores), o que tende a reforçar uma atuação sindical tímida acerca dessa violência presente nas relações de trabalho. Os sindicatos, com função política e social, são entidades de suporte e amparo aos trabalhadores e, quando possuem um arcabouço de informações que subsidie o entendimento, a orientação e a construção de ações de luta e busca de melhores condições trabalhistas, tornam-se instrumentos de combate a condutas não aceitáveis no ambiente de trabalho.

Keywords : Assédio moral no trabalho; Contexto sindical; Trabalhadores do transporte coletivo urbano.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License