SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2A (não) atuação frente ao assédio moral no trabalho: estudo sobre um sindicatoEntre prazeres e sofrimentos: vivências subjetivas de trabalhadoras sexuais em São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

CORREIA, Gabriel Farias Alves; PEREIRA, Higor Gomes  e  CARRIERI, Alexandre de Pádua. "Ser um ambulante é necessidade que nós temos de trabalhar": cotidiano e identificação de trabalhadores pipoqueiros de Belo Horizonte. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2018, vol.21, n.2, pp. 165-180. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v21i2p165-180.

O objetivo deste artigo é compreender o que é ser um trabalhador pipoqueiro na cidade de Belo Horizonte, as práticas cotidianas que envolvem a profissão e como é construída a identificação com esse trabalho. Para a proposta, adotamos uma abordagem qualitativa e realizamos sessenta e duas entrevistas com pipoqueiros atuantes na região central da cidade. Utilizamos a técnica de Análise Linguística do Discurso para analisarmos os dados e debruçamo-nos sobre o percurso semântico "cotidiano e identificações: ser ambulante e a necessidade de trabalhar", considerando o cotidiano como aquele que interfere na construção das identificações dos pipoqueiros. Por fim, buscamos também ampliar e fomentar o debate acerca de saberes não hegemônicos.

Palavras-chave : Identidade; Identificação; Cotidiano; Pipoca; Trabalhadores pipoqueiros.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License