SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Entre prazeres e sofrimentos: vivências subjetivas de trabalhadoras sexuais em São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

MELO, Newton Claizoni Moreno de; DOURADO, Débora Coutinho Paschoal  e  MENDONCA, José Ricardo Costa de. Comportamento organizacional e a armadilha da organização reificada. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2018, vol.21, n.2, pp. 197-208. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v21i2p197-208.

Neste ensaio argumentamos contra a tendência reificante de considerar a organização como uma coisa em si, nublando definitivamente as pessoas reais e as relações sociais que nela se estabelecem. Ao mesmo tempo, dada a necessidade do organizar e o crescente papel de mediação exercido pelas organizações na sociedade, reconhecemos que a compreensão dos fenômenos organizacionais é parte importante do esforço para compreender a própria sociedade. Nesse contexto de conhecimento e interesse, defendemos que a disciplina de Comportamento Organizacional está bem posicionada para essa tarefa e possui recursos para contrariar a tendência à reificação da organização. Mas isso não significa que essa disciplina esteja livre de armadilhas. Por isso, questionamos a centralidade da organização nesses mesmos estudos tanto em termos valorativos quanto em termos conceituais. No aspecto valorativo, discutimos a posição de vantagem que a organização goza frente aos indivíduos, particularmente frente aos trabalhadores. No aspecto conceitual, problematizamos a questão do ser da organização, ou pelo menos a ideia que dela se faz. Propomos, ao fim, a recuperação do trabalho como categoria central de análise dos fenômenos organizacionais como forma de superar a ameaça de uma teorização reificante.

Palavras-chave : Comportamento organizacional; Processos organizativos; Organização; Reificação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License