SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Workplace bullying in the university context: study with an IFES in the interior of Minas GeraisSocial responsibility standard and the discrimination of black women in the industrial sector author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

BARROSDE BARROS, Maria Elizabeth; MUNIZ, Hélder Pordeus  and  BRITO, Janaina Madeira. A saúde do trabalhador da educação: a experiência de constituição de Cosates como dispositivo de intervenção numa rede municipal de ensino. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2019, vol.22, n.1, pp. 15-28. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v22i1p15-28.

O artigo apresenta uma experiência de pesquisa realizada em um município da Grande Vitória/ES no campo da educação pública, intitulada Programa de Formação e Investigação em Saúde e Trabalho. Visa a dar evidência ao modo como a pesquisa se efetivou, vislumbrando processos formativos no campo da educação com o objetivo de implantar Comissões de Saúde do Trabalhador. A proposta das comissões teve como direção metodológica as comunidades ampliadas de pesquisa para o exercício coletivo de análise da atividade docente. A direção metodológica foi a da pesquisa-intervenção e a produção de dados se efetivou a partir das narrativas produzidas nas rodas de conversa e do diário de campo. Apresenta como foram construídos esses instrumentos e ferramentas de análise para incrementar o debate sobre a saúde dos trabalhadores na Educação. Indica, ainda, o modo como a pesquisa, a partir da constituição de um fórum intersetorial buscou a experimentação da implementação de comissões de saúde do trabalhador da educação nas escolas. Os resultados indicam que a estratégia das Comissões por local de trabalho é um potente instrumento para intervir nas condições adversas de trabalho nas escolas.

Keywords : Saúde do trabalhador; Promoção da saúde; Educação em saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License