SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1The health of the education worker: an experience of citizenship as the devices of assistance in a municipal school networkTeaching profession in private higher education: the difficult balance of who alway walks a tightrope author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

SILVA, Valdenice Portela; LIMA, Marcus Eugênio Oliveira  and  SILVA, Patrícia da. A norma de responsabilidade social e a discriminação da mulher negra no setor industrial. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2019, vol.22, n.1, pp. 29-47. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v22i1p15-28.

O objetivo deste estudo foi analisar, de forma comparativa, os impactos da norma de responsabilidade social empresarial e a discriminação das mulheres negras, na indústria de transformação sergipana. Para tanto, foram utilizados os microdados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho e Emprego (MET) de 2007/2008 e 2013/2014. A partir da análise dos dados, nota-se, em relação à discriminação de gênero, uma tendência à predominância masculina no setor da indústria de transformação sergipana. Os dados indicam também que não apenas o sexo feminino é aquele com menor presença no setor industrial, mas é a mulher de cor preta que possui os menores percentuais de inclusão no setor industrial sergipano. Esse cenário comparativo de discriminação de gênero e raça pouco se alterou com a introdução da norma de responsabilidade social empresarial, a partir da década de 1990. Os resultados são discutidos de acordo com as teorias do sexismo e do racismo.

Keywords : Indústria; Raça; Gênero; Norma social; Discriminação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License