SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1A saúde do trabalhador da educação: a experiência de constituição de Cosates como dispositivo de intervenção numa rede municipal de ensinoProfissão docente no ensino superior privado: o difícil equilíbrio de quem vive na corda bamba índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

SILVA, Valdenice Portela; LIMA, Marcus Eugênio Oliveira  e  SILVA, Patrícia da. A norma de responsabilidade social e a discriminação da mulher negra no setor industrial. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2019, vol.22, n.1, pp. 29-47. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v22i1p15-28.

O objetivo deste estudo foi analisar, de forma comparativa, os impactos da norma de responsabilidade social empresarial e a discriminação das mulheres negras, na indústria de transformação sergipana. Para tanto, foram utilizados os microdados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho e Emprego (MET) de 2007/2008 e 2013/2014. A partir da análise dos dados, nota-se, em relação à discriminação de gênero, uma tendência à predominância masculina no setor da indústria de transformação sergipana. Os dados indicam também que não apenas o sexo feminino é aquele com menor presença no setor industrial, mas é a mulher de cor preta que possui os menores percentuais de inclusão no setor industrial sergipano. Esse cenário comparativo de discriminação de gênero e raça pouco se alterou com a introdução da norma de responsabilidade social empresarial, a partir da década de 1990. Os resultados são discutidos de acordo com as teorias do sexismo e do racismo.

Palavras-chave : Indústria; Raça; Gênero; Norma social; Discriminação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License