SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Teaching profession in private higher education: the difficult balance of who alway walks a tightropeViolences against sick workers and management tools: a relationship to explore author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

CASTRO, Matheus Fernandes de. Saúde do trabalhador e economia solidária: um estudo do cotidiano em empreendimentos econômicos solidários. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2019, vol.22, n.1, pp. 65-80. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v22i1p65-80.

Buscamos saber como os trabalhadores que se encontram em cinco empreendimentos econômicos solidários, de cinco diferentes cidades do oeste paulista, enfrentavam, tática e estrategicamente, suas dificuldades cotidianas no que se refere à saúde do trabalhador. Para tal, estabelecemos uma convivência etnográfica que não dispensou uma parceria e complementaridade metodológica com a pesquisa-ação para podermos intervir, sempre que os grupos assim negociavam nossa presença. Encontramos algumas ações táticas e estratégicas dos trabalhadores, que tanto os favoreciam como desfavoreciam, no enfrentamento cotidiano do trabalho. Contudo, pudemos desvelar a importância da busca pela Economia Solidária e pelo cooperativismo para os vetores que promovem a saúde dos trabalhadores dentro dos empreendimentos. Assim, com base em nossa experiência, podemos afirmar que, nos grupos supracitados, apesar da reprodução dos modos de produção capitalista ser uma realidade, o fato de se buscar modos diferentes de trabalhar e obter renda é capaz de promover, no cotidiano, alterações significativas para os grupos.

Keywords : Saúde do trabalhador; Economia solidária; Cooperativismo; Cotidiano.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License