SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Profissão docente no ensino superior privado: o difícil equilíbrio de quem vive na corda bambaViolências contra trabalhadores adoecidos e instrumentos de gestão: uma relação a explorar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

CASTRO, Matheus Fernandes de. Saúde do trabalhador e economia solidária: um estudo do cotidiano em empreendimentos econômicos solidários. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2019, vol.22, n.1, pp. 65-80. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v22i1p65-80.

Buscamos saber como os trabalhadores que se encontram em cinco empreendimentos econômicos solidários, de cinco diferentes cidades do oeste paulista, enfrentavam, tática e estrategicamente, suas dificuldades cotidianas no que se refere à saúde do trabalhador. Para tal, estabelecemos uma convivência etnográfica que não dispensou uma parceria e complementaridade metodológica com a pesquisa-ação para podermos intervir, sempre que os grupos assim negociavam nossa presença. Encontramos algumas ações táticas e estratégicas dos trabalhadores, que tanto os favoreciam como desfavoreciam, no enfrentamento cotidiano do trabalho. Contudo, pudemos desvelar a importância da busca pela Economia Solidária e pelo cooperativismo para os vetores que promovem a saúde dos trabalhadores dentro dos empreendimentos. Assim, com base em nossa experiência, podemos afirmar que, nos grupos supracitados, apesar da reprodução dos modos de produção capitalista ser uma realidade, o fato de se buscar modos diferentes de trabalhar e obter renda é capaz de promover, no cotidiano, alterações significativas para os grupos.

Palavras-chave : Saúde do trabalhador; Economia solidária; Cooperativismo; Cotidiano.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License