SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Violências contra trabalhadores adoecidos e instrumentos de gestão: uma relação a explorar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

COELHO-LIMA, Fellipe; TEIXEIRA, Matheus Rodrigo Confessor; LIMA, Katiane Leite da Silva  e  MEDEIROS, Anne Louyse Gomes de. As vivências do desemprego entre trabalhadores no interior do Rio Grande do Norte. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2019, vol.22, n.1, pp. 99-115. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v22i1p99-115.

O desemprego tem se tornado foco constante de estudos desenvolvidos pela psicologia, mas o contexto interiorano é pouco explorado. Objetivou-se analisar a vivência do desemprego entre trabalhadores em um município interiorano, considerando os significados atribuídos ao trabalho e desemprego, crenças, sentimentos e estratégias de enfrentamento. Foram realizadas entrevistadas semiestruturadas com sete mulheres e três homens, com idade entre 20 e 55 anos e tempo de desemprego entre um mês e 20 anos. Foi possível identificar que a crença do desemprego pode ser atribuída às causalidades externas e o trabalho significado como sobrevivência. Os afetos são ambíguos e as principais estratégias de sobrevivência são a realização de trabalhos informais e dependência do auxílio financeiro da família. Para superar o desemprego, os entrevistados distribuem currículos e realizam capacitação. Conclui-se que há semelhanças entre aspectos das vivências do desemprego interioranos, identificados neste estudo, e outros que focalizaram trabalhadores em grandes centros, se diferenciando no pouco recurso às políticas públicas e aos círculos sociais como forma de superar o desemprego.

Palavras-chave : Desemprego; Vivências; Enfrentamento ao desemprego; Sentido do trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License