SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2A loucura interroga a gestão: o que aprender com ingovernáveis na era do trabalho imaterial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

MORO, Ana Luisa Campos  e  AMAZARRAY, Mayte Raya. Trabalho, subjetividade e gestão gerencialista: um estudo com trabalhadores do comércio. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2019, vol.22, n.2, pp. 17-30. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v22i2p117-130.

O presente estudo teve como objetivo caracterizar e problematizar as técnicas de gestão gerencialistas utilizadas no contexto de trabalho do comércio varejista. Essa análise teve como eixos teóricos os estudos de Vincent de Gaulejac a respeito das técnicas de gestão da subjetividade e os estudos da Psicodinâmica do Trabalho. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco comerciários da cidade de Porto Alegre. As entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo, a partir da qual foram identificadas quatro categorias temáticas. Destacou-se primazia da gestão do desempenho e da excelência, pautada por técnicas que visam à homogeneização de comportamentos e à mobilização subjetiva dos trabalhadores. Os resultados dão luz a particularidades e precarizações no setor do comércio, assim como às implicações dessas técnicas de gestão para a subjetividade dos trabalhadores.

Palavras-chave : pessoal de vendas; saúde ocupacional; subjetividade; gerencialismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License