SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Work, subjectivity and management techniques: a study with commerce workersThe meaning of work for post-event firefighters: the case of Nightclub Kiss author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

NOGUEIRA, Cássio Streb  and  PAULON, Simone Mainieri. A loucura interroga a gestão: o que aprender com ingovernáveis na era do trabalho imaterial. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2019, vol.22, n.2, pp. 131-142. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v22i2p131-142.

O presente artigo debate a relação entre loucura e gestão, questionando o que os ditos "ingovernáveis" teriam a legar às "razoáveis" formas de gestão que se apresentam no campo das políticas públicas de saúde mental. A partir de uma experiência de avaliação da rede de saúde de um município do interior do Rio Grande do Sul, realizada com usuários de um Centro de Atenção Psicossocial, problematizam-se as relações saúde e loucura (compreendida como potência esquizo), as transformações do trabalho tornado imaterial, assim como a ampliação do conceito de gestão do trabalho em saúde mental. Conclui-se que a loucura pode ser um intercessor potente para a invenção das clínicas da Reforma Psiquiátrica.

Keywords : políticas públicas; reforma psiquiátrica; gestão; trabalho imaterial; pesquisa-intervenção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License