SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2O sentido do trabalho para bombeiros pós-evento crítico: o caso da Boate KissIdeologia gerencialista e adoecimento mental no trabalho: uma análise crítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

FERRAZ, Deise Luiza da Silva  e  FERNANDES, Paula Cristina de Moura. Desvendando os sentidos do trabalho: limites, potencialidades e agenda de pesquisa. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2019, vol.22, n.2, pp. 165-184. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v22i2p165-184.

Neste texto, objetivamos analisar os conteúdos presentes na definição de sentido(s) do trabalho que possuem maior influência no campo das ciências sociais aplicadas no Brasil. Para tanto, efetuamos uma análise imanente dos artigos mais referenciados na área, identificados por meio de um estudo bibliométrico nos portais CAPES, Spell e SciELO, entre os anos de 2000 a 2017. A partir do levantamento bibliométrico, foi constatado que os estudos acerca do sentido do trabalho possuem dois autores basilares: Estelle Morin e Ricardo Antunes. Para Morin, o trabalho só adquire sentido se houver a intensificação do trabalho e ele for produtivo para o capital; para Antunes, o trabalho só tem sentido para além do capital. Por isso, é epistemologicamente incoerente dialogar os dois autores em um mesmo trabalho, pois um afirma o status quo e o outro o nega. A compreensão emanada dos textos analisados permitiu reafirmarmos a necessidade de resgatar a categoria "trabalho" em sua particularidade histórica, defendermos a postura filosófica da determinação ontoprática do pensamento e propormos reflexões sobre uma agenda de pesquisa.

Palavras-chave : sentidos do trabalho; trabalho; subjetividade-objetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License