SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Desvendando os sentidos do trabalho: limites, potencialidades e agenda de pesquisaTemporalidades rurais: trabalho feminino, sentidos e organização do tempo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

DIAS, Cledinaldo Aparecido; SIQUEIRA, Marcus Vinícius Soares; MORAIS, Andreia Pereira Silva  e  GOMES, Kever Bruno Paradelo. Ideologia gerencialista e adoecimento mental no trabalho: uma análise críticaManagerial ideology and mental illness at work: a critical analysis. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2019, vol.22, n.2, pp. 185-198. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v22i2p185-198.

Estudos sobre o mundo do trabalho e as articulações do homem em seu contexto perpassam diferentes perspectivas e olhares, implicando uma diversidade de análises. À luz da crítica organizacional, este ensaio teórico tem como objetivo discutir os reflexos da ideologia gerencialista na organização do trabalho e no adoecimento mental do trabalhador. No contexto da sociedade do consumo, marcada pelo neoliberalismo e pela racionalidade da economia capitalista, fazer carreira e ter sucesso assumem valores essenciais no universo subjetivo dos trabalhadores. A partir do fascínio e da sedução, explícitos no vínculo afetivo, a ideologia gerencialista faz uso de diversas estratégias para o envolvimento máximo do trabalhador. Os conflitos advindos da relação homem e trabalho, fruto do capitalismo e sua gestão, são reforçados pela ideologia gerencialista e se deslocam do nível da organização para o nível psicológico, aguçando o sofrimento psíquico, o esgotamento e as perturbações psicossomáticas.

Palavras-chave : ideologia gerencialista; sofrimento no trabalho; adoecimento mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License