SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Ideologia gerencialista e adoecimento mental no trabalho: uma análise críticaDefensive strategies against suffering at work by stricto sensu postgraduate professors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

SANTOS, Mayara Galvan dos  and  MERLO, Álvaro Roberto Crespo. Temporalidades rurais: trabalho feminino, sentidos e organização do tempo. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2019, vol.22, n.2, pp. 199-216. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v22i2p199-216.

Na pesquisa que embasa este artigo, buscou-se compreender as relações entre tempo e trabalho através da narração de cenas extraídas de uma pesquisa de inspiração etnográfica baseada no acompanhamento do trabalho de mulheres, no contexto agrícola familiar. Verificou-se que essas relações passam pela noção de clima, influenciando a produção de alimentos e impactando economicamente as famílias; que a terminologia carrega heranças simbólicas, por exemplo, os conhecimentos passados de uma geração à outra; e que o uso que as mulheres fazem de seu tempo é predominantemente preenchido por atividades laborais. Ou seja, o tempo é vivido objetiva e subjetivamente em estreiteza com o trabalho e suas transformações repercutem no cotidiano, daí a necessidade de pesquisas que agreguem as discussões de gênero nos ambientes rurais e contribuam para que políticas públicas sejam fortalecidas e possibilitem outros usos de tempo para as mulheres.

Keywords : sentidos do tempo; trabalho feminino rural; relações de gênero; organização do tempo; etnografia; psicologia social do trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License