SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Ideologia gerencialista e adoecimento mental no trabalho: uma análise críticaEstratégias de defesa contra o sofrimento no trabalho de docentes da pós-graduação stricto sensu índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

SANTOS, Mayara Galvan dos  e  MERLO, Álvaro Roberto Crespo. Temporalidades rurais: trabalho feminino, sentidos e organização do tempo. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2019, vol.22, n.2, pp. 199-216. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v22i2p199-216.

Na pesquisa que embasa este artigo, buscou-se compreender as relações entre tempo e trabalho através da narração de cenas extraídas de uma pesquisa de inspiração etnográfica baseada no acompanhamento do trabalho de mulheres, no contexto agrícola familiar. Verificou-se que essas relações passam pela noção de clima, influenciando a produção de alimentos e impactando economicamente as famílias; que a terminologia carrega heranças simbólicas, por exemplo, os conhecimentos passados de uma geração à outra; e que o uso que as mulheres fazem de seu tempo é predominantemente preenchido por atividades laborais. Ou seja, o tempo é vivido objetiva e subjetivamente em estreiteza com o trabalho e suas transformações repercutem no cotidiano, daí a necessidade de pesquisas que agreguem as discussões de gênero nos ambientes rurais e contribuam para que políticas públicas sejam fortalecidas e possibilitem outros usos de tempo para as mulheres.

Palavras-chave : sentidos do tempo; trabalho feminino rural; relações de gênero; organização do tempo; etnografia; psicologia social do trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License