SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Estratégias de defesa contra o sofrimento no trabalho de docentes da pós-graduação stricto sensu índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

FERREIRA, Leda Leal; MOITA, Dímitre Sampaio  e  AQUINO, Cássio Adriano Braz de. Contribuições da Ergonomia à Avaliação Coletiva do Trabalho: entrevista com Leda Leal Ferreira. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2019, vol.22, n.2, pp. 235-245. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v22i2p235-245.

Esta entrevista é motivada pelo interesse em debater o impacto e os desdobramentos das contribuições da ergonomia de Alain Wisner para a análise do trabalho. A entrevistada, Leda Leal Ferreira, médica do trabalho e ergonomista aposentada pela Fundacentro, faz parte de um grupo de pesquisadores brasileiros que empreenderam formação em ergonomia com Wisner na França e, em seguida, contribuíram para o desenvolvimento dessa disciplina no Brasil. A entrevistada fala sobre sua formação na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e no Conservatório Nacional das Artes e Ofícios (CNAM, na sigla em francês), e trata da relevância do médico francês para o desenvolvimento da ergonomia brasileira. Explica, resumidamente, as semelhanças e distinções entre a Análise Coletiva do Trabalho, método por ela desenvolvido, e a Análise Ergonômica do Trabalho, desenvolvido por Wisner. Observando o contexto político em que se deu a entrevista, fala dos desafios enfrentados pelas abordagens que visam à melhoria das condições de trabalho diante de um quadro de crescente fragilização das relações laborais e das reformulações das políticas de segurança e saúde no trabalho.

Palavras-chave : Leda Leal Ferreira; Alain Wisner; ergonomia; análise coletiva do trabalho; análise ergonômica do trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License