SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Desafios colocados pelas estratégias neoliberais de precarização do trabalho para a pesquisa-intervenção voltada para a transformação das situações de trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

BARROS, Maria Elizabeth Barros de  e  CRUZ, Cristiane Bremenkamp. O trabalho no campo da educação: o Fórum-Cosate como estratégia de resistência à máquina neoliberal. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2020, vol.23, n.1, pp. 1-12. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v23i1p1-12.

O artigo introduz uma experiência de pesquisa-intervenção realizada na região metropolitana de Vitória, Espírito Santo, mais especificamente no município de Serra visando ao fortalecimento de práticas no contexto escolar que possam fazer frente à racionalidade neoliberal que toma a educação como bem privado de valor econômico. Apresenta a constituição de um fórum de trabalhadores da educação cujo objetivo é construir estratégias que possam desafiar o processo de adoecimento em curso nas escolas, decorrente da racionalidade econômica vigente no referido município. Aponta como direção ética a indissociabilidade entre clínica e política e aposta na criação de táticas coletivas de enfrentamento ao adoecimento nas unidades escolares da rede.

Palavras-chave : Educação; Trabalho; Cogestão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License