SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Labor in the field of education: fórum-cosate as a strategy of resistance against the neoliberal machineExploitation and precariousness in new productive dynamics in the sugar cane fields and the persistence of wear and illness at work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

MUNIZ, Hélder Pordeus; TEIXEIRA, Emerson Moraes  and  SILVA, Cláudia Osório da. Desafios colocados pelas estratégias neoliberais de precarização do trabalho para a pesquisa-intervenção voltada para a transformação das situações de trabalho. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2020, vol.23, n.1, pp. 13-27. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v23i1p13-27.

Este artigo apresenta os referenciais teóricos e metodológicos que dão suporte a nossos trabalhos e combates acadêmicos em face das estratégias neoliberais, sendo aqueles articulados a uma reflexão sobre pesquisa e intervenção em psicologia do trabalho. As políticas neoliberais adotadas na atualidade têm gerado efeitos importantes de precarização da vida e em especial nos meios de trabalho, resultando em alguns efeitos subjetivos perversos que se apresentam como desafios a serem enfrentados pelos trabalhadores na contínua invenção de sua vida e proteção de sua saúde. Discutimos como as ferramentas das clínicas do trabalho auxiliam a transformação das situações de vida e trabalho por meio da ampliação do poder de agir dos trabalhadores. Propomos, por fim, seguir nos debates do campo da psicologia do trabalho e organizacional no Brasil - sobre essas estratégias que visam transformar, e não apenas conhecer.

Keywords : Neoliberalismo; Subjetivação; Cooperação; Cooperação conflitual.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License