SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1O trabalho no campo da educação: o Fórum-Cosate como estratégia de resistência à máquina neoliberalExploração e precariedade na nova dinâmica produtiva nos canaviais e a persistência do desgaste e adoecimento do trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

MUNIZ, Hélder Pordeus; TEIXEIRA, Emerson Moraes  e  SILVA, Cláudia Osório da. Desafios colocados pelas estratégias neoliberais de precarização do trabalho para a pesquisa-intervenção voltada para a transformação das situações de trabalho. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2020, vol.23, n.1, pp. 13-27. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v23i1p13-27.

Este artigo apresenta os referenciais teóricos e metodológicos que dão suporte a nossos trabalhos e combates acadêmicos em face das estratégias neoliberais, sendo aqueles articulados a uma reflexão sobre pesquisa e intervenção em psicologia do trabalho. As políticas neoliberais adotadas na atualidade têm gerado efeitos importantes de precarização da vida e em especial nos meios de trabalho, resultando em alguns efeitos subjetivos perversos que se apresentam como desafios a serem enfrentados pelos trabalhadores na contínua invenção de sua vida e proteção de sua saúde. Discutimos como as ferramentas das clínicas do trabalho auxiliam a transformação das situações de vida e trabalho por meio da ampliação do poder de agir dos trabalhadores. Propomos, por fim, seguir nos debates do campo da psicologia do trabalho e organizacional no Brasil - sobre essas estratégias que visam transformar, e não apenas conhecer.

Palavras-chave : Neoliberalismo; Subjetivação; Cooperação; Cooperação conflitual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License