SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Precariousness, neoliberalism and social question: reverberations about the ways of working in northeastern BrazilNeoliberalism and horizons of work precariousness author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

JULIANI, Rafael Paulino  and  SCOPINHO, Rosemeire Aparecida. Os lugares do diferente no trabalho contemporâneo: trajetórias de pessoas LGBTs. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2020, vol.23, n.1, pp. 65-78. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v23i1p65-78.

O artigo analisa as vivências de um grupo de trabalhadores LGBTs que visivelmente destoam dos padrões heteronormativos, para compreender as suas percepções sobre o mercado de trabalho, as formas definidas para lidar com as adversidades e os significados que atribuem ao trabalho. A sociedade contemporânea, hegemonicamente heteronormativa, conservadora e neoliberal, marginaliza as pessoas LGBTs nos diversos âmbitos da vida social, especialmente no trabalho. As identidades sexuais e de gênero são construções históricas, culturais e performativas que as transformações políticas e econômicas procuram negar ao reafirmarem a existência de uma matriz heterossexual que regula as sexualidades e a constituição dos sujeitos considerados aptos para o mundo do trabalho. Porém, para o grupo entrevistado, trabalhar, além de garantir a reprodução social, é tanto viver constrangimentos, sofrimentos e preconceitos quanto, por meio da luta cotidiana, aprender a superar barreiras, autoafirmar identidades e expressões de gênero, experimentar o reconhecimento e o exercício da cidadania, o que significa um esforço adicional pela sobrevivência.

Keywords : Trabalho e diversidade social; Neoliberalismo; Precariedade; Trabalhadores Lgbts; Exclusão-inclusão precária.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License