SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Precarização, neoliberalismo e questão social: reverberações sobre os modos de trabalho no nordeste brasileiroNeoliberalismo e horizontes da precarização do trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

JULIANI, Rafael Paulino  e  SCOPINHO, Rosemeire Aparecida. Os lugares do diferente no trabalho contemporâneo: trajetórias de pessoas LGBTs. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2020, vol.23, n.1, pp. 65-78. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v23i1p65-78.

O artigo analisa as vivências de um grupo de trabalhadores LGBTs que visivelmente destoam dos padrões heteronormativos, para compreender as suas percepções sobre o mercado de trabalho, as formas definidas para lidar com as adversidades e os significados que atribuem ao trabalho. A sociedade contemporânea, hegemonicamente heteronormativa, conservadora e neoliberal, marginaliza as pessoas LGBTs nos diversos âmbitos da vida social, especialmente no trabalho. As identidades sexuais e de gênero são construções históricas, culturais e performativas que as transformações políticas e econômicas procuram negar ao reafirmarem a existência de uma matriz heterossexual que regula as sexualidades e a constituição dos sujeitos considerados aptos para o mundo do trabalho. Porém, para o grupo entrevistado, trabalhar, além de garantir a reprodução social, é tanto viver constrangimentos, sofrimentos e preconceitos quanto, por meio da luta cotidiana, aprender a superar barreiras, autoafirmar identidades e expressões de gênero, experimentar o reconhecimento e o exercício da cidadania, o que significa um esforço adicional pela sobrevivência.

Palavras-chave : Trabalho e diversidade social; Neoliberalismo; Precariedade; Trabalhadores Lgbts; Exclusão-inclusão precária.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License