SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1The places of the different in contemporary work: work trajectories of LGBT peopleWork and hope in 2020 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

ARAUJO, José Newton Garcia de. Neoliberalismo e horizontes da precarização do trabalho. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2020, vol.23, n.1, pp. 79-93. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v23i1p79-93.

Este texto discute, inicialmente, a precarização do trabalho no atual cenário do neoliberalismo. Baseado em pesquisa bibliográfica e documental, apresenta as bases teóricas e metodológicas da clássica psicossociologia francesa e seu desdobramento como psicossociologia do trabalho. Em seguida, buscamos ressituar esta disciplina nos campos do trabalho e da política, em uma articulação com os conceitos de precariado e de necropolítica. Evoca-se aqui a perda dos direitos trabalhistas e de cidadania, que desemboca na crescente desigualdade social e no "direito de morte" do Estado sobre as camadas mais pauperizadas da população. O texto interroga também as possibilidades da assistência pública à saúde dos trabalhadores, especialmente aqueles submetidos ao trabalho por aplicativos. A respeito dessa atividade, abordam-se os avanços políticos e as contradições inerentes ao cooperativismo de plataforma, em sua oposição ao capitalismo de plataforma.

Keywords : Neoliberalismo; Psicossociologia do trabalho; Precariado; Necropolítica; Cooperativismo de plataforma.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License