SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Forced cooperation ties between prison and convicted agents in prison intramuros author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

OLIVEIRA, Flávia Manuela Uchôa de. A demanda por empreender: uma proposta para o estudo do empreendedorismo de acordo com a psicologia social do trabalho. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2020, vol.23, n.2, pp. 115-128. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v23i2p115-128.

Este artigo busca estabelecer uma proposta para o estudo do empreendedorismo a partir da perspectiva da psicologia social do trabalho. Tal proposta surge da necessidade de repensar o anúncio constante de que "somos todos empreendedores", assim como da necessidade de pensar as várias formas de trabalho para além do emprego e do trabalho regulamentado - nomeadamente, a polimorfia do trabalho -, e como estas foram governamentalizadas a partir do final do século XX. Para este exercício, utilizamos a noção desenvolvida em pesquisa anterior, sobre o empreendedorismo pensado como uma demanda. Argumentamos que tal demanda funciona como um dispositivo de governo neoliberal e que estabelece uma continuidade colonial, impondo uma determinada modernidade a ser alcançada. Concluímos indicando que a demanda empreendedora torna a "viração" uma forma de governar o trabalho e os trabalhadores.

Keywords : Empreendedorismo; Polimorfia do trabalho; Governamentalidade; Psicologia social do trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License