SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Laços de cooperação forçada entre agentes prisionais e apenados no intramuros prisional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

OLIVEIRA, Flávia Manuela Uchôa de. A demanda por empreender: uma proposta para o estudo do empreendedorismo de acordo com a psicologia social do trabalho. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2020, vol.23, n.2, pp. 115-128. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v23i2p115-128.

Este artigo busca estabelecer uma proposta para o estudo do empreendedorismo a partir da perspectiva da psicologia social do trabalho. Tal proposta surge da necessidade de repensar o anúncio constante de que "somos todos empreendedores", assim como da necessidade de pensar as várias formas de trabalho para além do emprego e do trabalho regulamentado - nomeadamente, a polimorfia do trabalho -, e como estas foram governamentalizadas a partir do final do século XX. Para este exercício, utilizamos a noção desenvolvida em pesquisa anterior, sobre o empreendedorismo pensado como uma demanda. Argumentamos que tal demanda funciona como um dispositivo de governo neoliberal e que estabelece uma continuidade colonial, impondo uma determinada modernidade a ser alcançada. Concluímos indicando que a demanda empreendedora torna a "viração" uma forma de governar o trabalho e os trabalhadores.

Palavras-chave : Empreendedorismo; Polimorfia do trabalho; Governamentalidade; Psicologia social do trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License