SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Entrepreneurial demand: a research agenda for entrepreneurship within the Social Psychology of WorkAbout Chernobyl: analysis of some factors related to work situations in Pripyat nuclear power plant author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

SANTIAGO, Eneida; BORTOLLOTI, Patrícia Aparecida  and  BANA, Amanda Garbim. Laços de cooperação forçada entre agentes prisionais e apenados no intramuros prisional. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2020, vol.23, n.2, pp. 129-142. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v23i2p129-142.

Neste artigo, discutimos a dinâmica dos laços de cooperação entre dois grupos em convívio obrigatório no contexto carcerário: agentes prisionais e apenados. A partir da perspectiva metodológica e analítica da psicodinâmica do trabalho, resgatamos conteúdos de um espaço grupal formado há cerca de 4 anos por agentes que se debatiam entre os descompassos entre o trabalho prescrito e o trabalho real no cotidiano da vigilância prisional. Como resultado, identificamos que os laços cooperativos internos aos grupos e entre os grupos assumem papel estratégico na gestão da complexidade do trabalho, em um cenário permeado por riscos e descompassos entre o planejado e o realizável nas atividades de um cotidiano marcado por precariedades, superlotação e servidores insuficientes. Enquanto fenômeno articulado, a cooperação forçada entre agentes e apenados impõe o desafio de colaborar com alguém em quem não se confia, o que produz desestabilizações e comprometimentos significativos à saúde mental dos servidores, além de elevar vulnerabilidades individuais e coletivas.

Keywords : Prisão; Cooperação; Psicodinâmica do trabalho; Trabalho real.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License