SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2A demanda por empreender: uma proposta para o estudo do empreendedorismo de acordo com a psicologia social do trabalhoNotas sobre Chernobyl¹: análise de alguns aspectos relacionados às situações de trabalho da usina nuclear de Pripyat índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

SANTIAGO, Eneida; BORTOLLOTI, Patrícia Aparecida  e  BANA, Amanda Garbim. Laços de cooperação forçada entre agentes prisionais e apenados no intramuros prisional. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2020, vol.23, n.2, pp. 129-142. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v23i2p129-142.

Neste artigo, discutimos a dinâmica dos laços de cooperação entre dois grupos em convívio obrigatório no contexto carcerário: agentes prisionais e apenados. A partir da perspectiva metodológica e analítica da psicodinâmica do trabalho, resgatamos conteúdos de um espaço grupal formado há cerca de 4 anos por agentes que se debatiam entre os descompassos entre o trabalho prescrito e o trabalho real no cotidiano da vigilância prisional. Como resultado, identificamos que os laços cooperativos internos aos grupos e entre os grupos assumem papel estratégico na gestão da complexidade do trabalho, em um cenário permeado por riscos e descompassos entre o planejado e o realizável nas atividades de um cotidiano marcado por precariedades, superlotação e servidores insuficientes. Enquanto fenômeno articulado, a cooperação forçada entre agentes e apenados impõe o desafio de colaborar com alguém em quem não se confia, o que produz desestabilizações e comprometimentos significativos à saúde mental dos servidores, além de elevar vulnerabilidades individuais e coletivas.

Palavras-chave : Prisão; Cooperação; Psicodinâmica do trabalho; Trabalho real.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License