SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Quem manda também sofre: um estudo sobre o sofrimento de gestores no trabalhoTerceirização, saúde e resistências: provocações ético-políticas à psicologia social do trabalho em contexto de precarização subjetiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

SOUZA, Heloisa Aparecida de; SILVA, Gustavo Renan de Almeida da; SILVA, Rômulo Lopes da  e  SILVA, Carlos Henrique Ferreira da. Pessoas transgêneras e o mundo do trabalho: desafios e reflexões sobre o compromisso ético e político da Psicologia. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2020, vol.23, n.2, pp. 175-188. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v23i2p175-188.

Na contemporaneidade, a não conformidade às normas de gênero produz discriminações nos diversos contextos sociais, incluindo o laboral. Compreendendo o trabalho como um elemento central na constituição do ser humano, no presente artigo, organizado como ensaio teórico, abordamos os desafios cotidianos enfrentados pelas pessoas transgêneras e seus impactos na inserção profissional, além de discutir o compromisso ético e político da Psicologia com essa população. Dessa forma, buscamos refletir sobre a importância de se abordar a temática "gênero" e "trabalho", de forma crítica, na formação e atuação profissional. Defendemos que é essencial que a Psicologia, enquanto ciência e profissão, reflita criticamente sobre as possibilidades e situações de trabalho encontradas pelas pessoas trans e atue de forma a contribuir com o rompimento da visão que naturaliza e/ou atribui exclusivamente ao sujeito a responsabilidade pela exclusão social.

Palavras-chave : Psicologia; Transgeneridade; Trabalho; Discriminação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License