SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Pessoas transgêneras e o mundo do trabalho: desafios e reflexões sobre o compromisso ético e político da PsicologiaVivências de prazer-sofrimento na organização do trabalho dos policiais militares da Região Norte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

GUIMARAES JUNIOR, Sergio Dias  e  FERREIRA, João Batista de Oliveira. Terceirização, saúde e resistências: provocações ético-políticas à psicologia social do trabalho em contexto de precarização subjetiva. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2020, vol.23, n.2, pp. 189-202. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v23i2p189-202.

A intenção deste ensaio é promover uma reflexão crítica acerca das articulações entre terceirização, saúde e algumas possíveis formas de resistência nos contextos laborais contemporâneos. Para tal, serão apresentados resultados de pesquisas realizadas com trabalhadoras e trabalhadores subcontratados de uma universidade pública brasileira. Foram feitos encontros coletivos, entrevistas semiestruturadas e elaboração de diários de campo pelos pesquisadores envolvidos. Os resultados apontam que os subcontratados vivenciam situações de exclusão, discriminação, sentimento de invisibilidade, falta de reconhecimento, sobrecarga e outras injustiças. Questões étnico-raciais e de gênero também foram observadas como aspectos produtores de sofrimento. Em contrapartida, foi possível observar algumas formas de resistência como produção de mecanismos de defesa contra o sofrimento e envolvimento de caráter político em movimentos coletivos de lutas. Defende-se o compromisso ético-político da psicologia social do trabalho brasileira - como produto de seu tempo - de assumir postura crítica diante desta temática e contribuir para a promoção de movimentos de resistência em prol da continuidade das lutas pela saúde, garantia de direitos e formas de trabalho pautadas na dignidade da vida.

Palavras-chave : Serviços terceirizados; Precarização do trabalho; Resistências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License