SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Outsourcing, health, and resistance: ethical-political provocations to the social psychology of work in the context of subjective precariousnessExperiences of suffering and illness in a work environment: an analysis of nurses daily professional life in a pandemic context in two reference centers in the care of Covid-19 patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

MARCAL, Hanna Izabel Ferreira; SCHLINDWEIN, Vanderléia de Lurdes Dal Castel; BARBOSA, Edcarlos Alfaia Galeno  and  SILVA, Mariana Oliveira da. Vivências de prazer-sofrimento na organização do trabalho dos policiais militares da Região Norte. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2020, vol.23, n.2, pp. 203-217. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v23i2p203-217.

Este estudo analisou as vivências de prazer-sofrimento dos policiais militares de um batalhão da região Norte e como estas influem na execução de suas atividades. Os pressupostos teórico-metodológicos procederam da Psicodinâmica do Trabalho. Foram realizados seis encontros em grupo com a participação de 17 policiais, sendo 14 homens e três mulheres. As temáticas investigadas foram divididas em cinco eixos: condições precárias de trabalho; perfil do policial; reconhecimento dos pares, superiores e sociedade; prazer-sofrimento no trabalho; e defesas contra o sofrimento, interpretados a partir da análise temática. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade. Percebeu-se que a organização de trabalho desempenha papel importante nas vivências de prazer-sofrimento e que cooperação, reconhecimento, precarização, burocracia e os paradoxos da atividade policial interferem diretamente nesta dinâmica. O uso de estratégias defensivas, como a ironia e o humor, é responsável pela dicotomia entre ter que suportar o real no trabalho e não verbalizar o sofrimento, evidenciando alguns dos importantes paradigmas presentes na atividade militar estudada.

Keywords : Policial; Prazer-sofrimento; Reconhecimento no trabalho; Estratégias de defesa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License