SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1A percepção de agentes funerários sobre morte e vida a partir de sua experiência laboral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

ZILIOTTO, Denise Macedo; DAVIES, Simone Maria  e  ITAQUI, Cintia. A diferença em outros contextos: profissionais transexuais com ensino superior inseridos no mundo do trabalho. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2021, vol.24, n.1, pp. 1-15. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v24i1p1-15.

O artigo tem como objetivo analisar narrativas de profissionais transexuais acerca de suas experiências no mundo do trabalho. Com esse intuito, foi desenvolvida pesquisa qualitativa exploratória, realizada por meio de entrevistas com três mulheres transexuais e um homem trans, que possuem vínculos formais de trabalho em empresas e são residentes em diferentes cidades brasileiras. A coleta de dados, submetida à análise de conteúdo, identificou que a empregabilidade dos profissionais se relaciona com aspectos como escolaridade e raça. A não identificação da transexualidade no ambiente laboral é percebida como um facilitador, em razão da passibilidade e cisnormatividade dos corpos; contudo, foram vivenciadas situações de discriminação em razão de atitudes transfóbicas em processos seletivos e no contexto laboral. A mudança no registro civil e a abertura à diferença nas empresas são defendidas pelo/as participantes como decisivas, assinalando-se como questões estruturais a importância de ações afirmativas que incidam no âmbito educacional e no mundo do trabalho.

Palavras-chave : Inclusão; Gênero; Mercado de trabalho; Transgênero.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License