SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1The difference in other contexts: transsexual professionals with higher education in the world of workProfession and professionalization of caregivers: a study based on the discourse in websites of specialized companies in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

SOUZA, Ana Carolina Besen de  and  PRETTO, Zuleica. A percepção de agentes funerários sobre morte e vida a partir de sua experiência laboral. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2021, vol.24, n.1, pp. 17-31. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v24i1p17-31.

Esta pesquisa pretendeu analisar como a experiência laboral do agente funerário afeta suas relações cotidianas e sua percepção sobre a morte. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com cinco agentes funerários no Sul do Brasil. Em uma sociedade onde o tema da morte é um tabu, ao se relacionar com o corpo falecido nos rituais funerários, são despertados no trabalhador questionamentos acerca da própria finitude. Os dados coletados foram submetidos a uma análise de conteúdo e discutidos a partir de uma perspectiva existencialista sartriana quando os conceitos como morte e projeto-de-ser foram explorados. Identificaram-se alguns fatores que podem dificultar o trabalho dos agentes, dentre eles: a falta de preparação para o atendimento da família enlutada, a dificuldade em se deparar com a questão da morte, os impactos de seu trabalho nas relações pessoais e a visão social sobre as características de seu trabalho.

Keywords : Morte; Agente funerário; Prática laboral; Existencialismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License