SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1A diferença em outros contextos: profissionais transexuais com ensino superior inseridos no mundo do trabalhoProfissão e profissionalização de cuidadores: um estudo a partir dos discursos de sites de empresas especializadas no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

SOUZA, Ana Carolina Besen de  e  PRETTO, Zuleica. A percepção de agentes funerários sobre morte e vida a partir de sua experiência laboral. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2021, vol.24, n.1, pp. 17-31. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v24i1p17-31.

Esta pesquisa pretendeu analisar como a experiência laboral do agente funerário afeta suas relações cotidianas e sua percepção sobre a morte. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com cinco agentes funerários no Sul do Brasil. Em uma sociedade onde o tema da morte é um tabu, ao se relacionar com o corpo falecido nos rituais funerários, são despertados no trabalhador questionamentos acerca da própria finitude. Os dados coletados foram submetidos a uma análise de conteúdo e discutidos a partir de uma perspectiva existencialista sartriana quando os conceitos como morte e projeto-de-ser foram explorados. Identificaram-se alguns fatores que podem dificultar o trabalho dos agentes, dentre eles: a falta de preparação para o atendimento da família enlutada, a dificuldade em se deparar com a questão da morte, os impactos de seu trabalho nas relações pessoais e a visão social sobre as características de seu trabalho.

Palavras-chave : Morte; Agente funerário; Prática laboral; Existencialismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License