SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1The perception of morticians over death and life from their labor experienceLife stories and social stigma of workers with mental disorders followed up in a specialize outpatient clinic in Campinas, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

SILVA, Clara Luisa Oliveira; SILVA, Alice Gerlane Cardoso da; PALHARES, José Vitor  and  PAIVA, Kely César Martins de. Profissão e profissionalização de cuidadores: um estudo a partir dos discursos de sites de empresas especializadas no Brasil. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2021, vol.24, n.1, pp. 33-50. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v24i1p33-50.

No Brasil, a precariedade das políticas públicas voltadas ao cuidado abriu espaço para a privatização e mercantilização do cuidado por meio de planos de saúde e outros tipos de serviços de assistência oferecidos pelas empresas e agências de home care. Mediante esse contexto, o objetivo deste estudo é analisar o discurso empresarial oficial brasileiro sobre o profissional e a profissionalização do cuidador. Para isso, desenvolveu-se um estudo descritivo, de abordagem qualitativa. Os dados foram empreendidos a partir da seleção de discursos apresentados em sites de empresas que oferecem a contratação e/ou indicação dos serviços de cuidador profissional. Para a interpretação do material coletado, utilizou-se o aparato teórico-metodológico de análise do discurso em sua vertente francesa. Dentre os principais resultados, destacamos o discurso da humanização, compromisso e emoções do cuidado propagado pelas empresas em uma tentativa de omitir a relação comercial proveniente da dinâmica dessa ocupação e da precarização das relações de trabalho no âmbito desse mercado.

Keywords : Profissão; Profissionalização; Cuidadores de idosos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License