SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1A percepção de agentes funerários sobre morte e vida a partir de sua experiência laboralHistórias de vida e estigma de trabalhadores com transtornos mentais acompanhados em ambulatório especializado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

SILVA, Clara Luisa Oliveira; SILVA, Alice Gerlane Cardoso da; PALHARES, José Vitor  e  PAIVA, Kely César Martins de. Profissão e profissionalização de cuidadores: um estudo a partir dos discursos de sites de empresas especializadas no Brasil. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2021, vol.24, n.1, pp. 33-50. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v24i1p33-50.

No Brasil, a precariedade das políticas públicas voltadas ao cuidado abriu espaço para a privatização e mercantilização do cuidado por meio de planos de saúde e outros tipos de serviços de assistência oferecidos pelas empresas e agências de home care. Mediante esse contexto, o objetivo deste estudo é analisar o discurso empresarial oficial brasileiro sobre o profissional e a profissionalização do cuidador. Para isso, desenvolveu-se um estudo descritivo, de abordagem qualitativa. Os dados foram empreendidos a partir da seleção de discursos apresentados em sites de empresas que oferecem a contratação e/ou indicação dos serviços de cuidador profissional. Para a interpretação do material coletado, utilizou-se o aparato teórico-metodológico de análise do discurso em sua vertente francesa. Dentre os principais resultados, destacamos o discurso da humanização, compromisso e emoções do cuidado propagado pelas empresas em uma tentativa de omitir a relação comercial proveniente da dinâmica dessa ocupação e da precarização das relações de trabalho no âmbito desse mercado.

Palavras-chave : Profissão; Profissionalização; Cuidadores de idosos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License