SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Profissão e profissionalização de cuidadores: um estudo a partir dos discursos de sites de empresas especializadas no Brasil"Nós passamos por uns maus bocados": análise das narrativas dos serv(i)dores públicos federais sobre o trabalhar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

GEREMIAS, Alessandra Renata; ZAMBRONI-DE-SOUZA, Paulo César  e  LUCCA, Sérgio Roberto de. Histórias de vida e estigma de trabalhadores com transtornos mentais acompanhados em ambulatório especializado. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2021, vol.24, n.1, pp. 51-64. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v24i1p51-64.

Este estudo de abordagem qualitativa teve como objetivo conhecer, analisar e compreender como a retirada de direitos sociais e trabalhistas interferiu na vida e no trabalho de pessoas com transtornos mentais graves. Foram realizadas entrevistas em profundidade com 11 participantes, oito homens e três mulheres, atendidos(as) em um ambulatório de Psiquiatria de um hospital universitário, com uso de roteiro semiestruturado, e realizou-se análise de conteúdo. Os resultados indicam que a trajetória de trabalho dos(as) participantes iniciou-se na infância e adolescência, de modo que todos exerciam atividades de trabalho quando receberam o diagnóstico. A necessidade de afastamento, as dificuldades relacionadas ao retorno e a retirada de parte das pessoas do mundo do trabalho foram evidenciadas. Em face disso, foram discutidos os prejuízos sociais e trabalhistas após o diagnóstico de transtorno mental relatados pelos participantes. O processo de estigmatização apareceu no ambiente de trabalho, familiar e comunitário e contribuiu para o declínio da carreira e remuneração ou para a saída dos trabalhadores de suas atividades.

Palavras-chave : Transtornos mentais; Trabalho; Estigma.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License