SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Histórias de vida e estigma de trabalhadores com transtornos mentais acompanhados em ambulatório especializadoAssédio moral: uma análise a partir da percepção de advogados que defenderam trabalhadores assediados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

MONTEIRO, Thaís Moura; GHIZONI, Liliam Deisy; SILVA, Thayanne Karoline Abreu e  e  MORAIS, Geovanna Gomes de. "Nós passamos por uns maus bocados": análise das narrativas dos serv(i)dores públicos federais sobre o trabalhar. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2021, vol.24, n.1, pp. 65-87. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v24i1p65-87.

Este artigo apresenta os resultados de uma escuta clínica do sofrimento no trabalho com um grupo de servidores públicos federais. O aporte teórico é da Psicodinâmica do Trabalho e o percurso metodológico centra-se na construção de um espaço de discussão proposto pela prática clínica, com uso dos seguintes dispositivos: análise da demanda, transferência e interpretação; formação do clínico e supervisão clínica. Objetiva-se analisar as narrativas dos participantes por meio de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Foram realizadas 12 sessões com a participação de 11 servidores. Conclui-se que o uso dos dispositivos clínicos permitiu que os serv(i)dores mudassem suas atitudes frente ao trabalho, visto que atribuíram novos sentidos ao trabalho, (re)significando, assim, os conteúdos que desencadearam sofrimento intenso. Desse modo, percebeu-se que houve uma reorganização do sistema defensivo. Confirma-se, assim, a importância da clínica como potencial político de organização coletiva.

Palavras-chave : Psicodinâmica do trabalho; Sofrimento; Servidor público.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License