SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1"Nós passamos por uns maus bocados": análise das narrativas dos serv(i)dores públicos federais sobre o trabalharReforma trabalhista e relações de trabalho no Brasil: por quem os sinos dobram? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

ZAMARCHI, Morgana; RISSI, Vanessa  e  TOMASI, Lívia Bedin. Assédio moral: uma análise a partir da percepção de advogados que defenderam trabalhadores assediados. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2021, vol.24, n.1, pp. 89-101. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v24i1p89-101.

O assédio moral tem reverberado em pedidos indenizatórios junto ao poder judiciário trabalhista, e muitos deles têm sido negados. Dentre os motivos, estão as inconsistências apresentadas pelos advogados nos processos judiciais. Desse modo, o objetivo desta pesquisa é analisar a compreensão dos advogados em relação ao assédio moral no trabalho, por meio de um estudo qualitativo com 16 advogados, que defenderam ao menos um processo de assédio moral. Os dados oriundos de entrevistas foram tratados por análise de conteúdo, gerando categorias temáticas a posteriori. Os principais achados indicaram compreensões sobre o assédio moral divergentes do embasamento jurídico e psicológico, em termos de definição e caracterização, bem como quanto à distinção entre assédio e dano moral. Ademais, os advogados informaram os principais meios de prova utilizados, as dificuldades no estabelecimento do nexo causal entre assédio e adoecimento e relataram condutas enganosas que contribuem para fragilizar a noção de assédio moral. Os resultados geram preocupações quanto ao enfrentamento do assédio moral no trabalho, indicando a necessidade de qualificar a compreensão dos advogados.

Palavras-chave : Assédio moral; Trabalho; Direito do trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License