SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Moral harassment: an analysis based on the perception of lawyers who defended harassed workers"We never thought we would have to start over": life stories in the extinction of foundations in Rio Grande do S author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

CUNHA, Sebastião Ferreira da et al. Reforma trabalhista e relações de trabalho no Brasil: por quem os sinos dobram?. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2021, vol.24, n.1, pp. 103-117. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v24i1p103-117.

As reformas trabalhistas de 2017 são a mais abrangente alteração sofrida pela CLT desde seu lançamento. Este artigo compara as novas leis e o posicionamento sobre o tema por parte da CNI e do DIEESE, entidades que representam dois dos grupos sociais mais afetados: patrões industriais e trabalhadores. A partir do referencial da economia neoclássica e dos estudos de Dunlop sobre Sistemas de Relações Industriais, demonstra-se que a reforma atende diretamente aos interesses patronais, em detrimento dos pontos de vista colocados pela entidade dos trabalhadores, refletindo uma correlação de forças muito desfavorável a estes últimos, e lançando dúvidas sobre a capacidade explicativa dos sistemas "equilibrados" de Dunlop. O método consiste em apresentar as alterações na legislação, contrastando-as com o posicionamento das entidades. Verifica-se 100% de convergência entre as novas leis e a visão da CNI, com ampla rejeição por parte do DIEESE, o que indica a lógica por trás das reformas: a recomendação (neoclássica) de flexibilização do mercado de trabalho, argumento caro ao patronato, mas problematizado por vários estudos acadêmicos na área das relações de trabalho.

Keywords : Reforma trabalhista; Relações de trabalho; Conflito.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License