SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Reforma trabalhista e relações de trabalho no Brasil: por quem os sinos dobram?De Elton Mayo a Ivar Oddone: redescobrir a instrução ao sósia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

CAPAVERDE, Caroline Bastos et al. "A gente nunca pensou que teria que recomeçar": histórias de vida na extinção das fundações do Rio Grande do Sul. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2021, vol.24, n.1, pp. 119-134. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v24i1p119-134.

No âmbito das políticas neoliberais, é possível localizar, na história recente do Estado do Rio Grande do Sul, gestões que aderiram fielmente a esses preceitos, como o recente governo de José Ivo Sartori (2015-2018). Essa optou por combinações de políticas de austeridade e de reformas a partir da diminuição da participação do Estado na sociedade. Nosso artigo busca refletir sobre as condições de vida e de trabalho dos servidores públicos estaduais gaúchos frente à crise e compreender como um casal de servidores engendra possibilidades de enfrentamento à precarização das relações de trabalho - produto da gestão neoliberal - que outrora estruturavam a vida familiar. A partir das histórias de vida de Maria e João, discorremos sobre a flagrante piora nas condições de trabalho, seja na infraestrutura e no remanejamento arbitrário, seja nos planos de carreira ou mesmo em suas estabilidades. Refletimos que, no âmbito da crise, há precarização da vida e na produção da subjetividade desses trabalhadores, o que desemboca na assunção de novos papéis sociais e reconfigurações relacionais na conjugalidade.

Palavras-chave : História de vida; Trabalho; Neoliberalismo; Conjugalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License