SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2The "promised land": management practices, mining work and its impacts on family relations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

SILVEIRA, Andrea Luiza da  and  MERLO, Álvaro Roberto Crespo. Trabalhador 100%: a função do imaginário em processos de sofrimento psíquico em uma unidade frigorífica. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2021, vol.24, n.2, pp. 153-168. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v24i2p153-168.

Visamos compreender a condição de possibilidade da constituição de uma totalidade imaginária, que denominamos trabalhador 100%, identificada por meio da metodologia Entrevista Narrativa, cuja análise compõe aspectos histórico-sociais, mapeamento da cronologia e das significações. As entrevistas foram realizadas com trabalhadores adoecidos pelo trabalho em uma unidade frigorífica, sindicalistas representantes da categoria profissional de abate e beneficiamento de carnes e profissionais especialistas que atuam nesse meio. Os conceitos de campo de possíveis, campo de significações e imaginário historicamente estruturado foram mobilizados com o propósito de ligar as biografias ao contexto social do trabalho em que os trabalhadores adoeceram ou se acidentaram. Esclarecemos, então, a relação do imaginário historicamente estruturado com a corporeidade modificada pelo adoecimento, as emoções medo e tristeza e o futuro. Encontramos, por fim, uma contradição entre o projeto de ser trabalhador 100%, ideal apregoado pela organização do trabalho, e a sua consequência, o adoecimento.

Keywords : Trabalho; Saúde do trabalhador; Psicopatologia do trabalho; Saúde mental e trabalho; Imaginário.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License