SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2100% worker: the function of imaginary in processes of psychic suffering in slaughterhousesBreaking down with work due to illness and facing the new reality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

SILVA, Bruna Coutinho da et al. A "terra prometida": práticas de gestão, trabalho na mineração e seus impactos nas relações familiares. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2021, vol.24, n.2, pp. 169-184. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v24i2p169-184.

Este artigo visa a apresentar uma pesquisa-intervenção voltada para a compreensão da relação entre família e trabalho, em uma unidade mineradora situada no Norte do Brasil. Adotam-se aqui olhares críticos da psicologia sobre o trabalho. Embora não estivessem previstos originalmente, os dados aqui relatados emergiram do campo, derivados do projeto de pesquisa-intervenção contratado pela empresa, que buscava investigar as variáveis psicossociais que diretamente afetam o trabalho de Operadores de retroescavadeira. A necessidade de buscar maior aproximação dos sujeitos de pesquisa motivou a realização de uma intervenção junto às suas famílias. Essa intervenção foi feita a partir de técnicas grupais, como rodas de conversa e visitas domiciliares, seguida pela análise das percepções dos familiares sobre o trabalho dos Operadores e sobre a relação desses com a empresa. Os resultados destacam a importância do conceito de território para compreender os processos de subjetivação das famílias; os vínculos sociais como fator psicossocial protetivo; a imbricada articulação entre o processo de gestão do trabalho e a política de benefícios sociais. Concluímos destacando a importância dos vínculos familiares para a compreensão real da atividade dos Operadores, e reafirmando a noção de centralidade do trabalho, na conformação do território.

Keywords : Mineração; Trabalho; Relações familiares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License