SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2A "terra prometida": práticas de gestão, trabalho na mineração e seus impactos nas relações familiaresRitornelos de chefs imigrantes: ritmos e marcas da e na cozinha índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

DOURADO, Amanda Dias; ZAMBRONI-DE-SOUZA, Paulo César; ARAUJO, Anísio José da Silva  e  BOLIS, Ivan. O rompimento com o trabalho por doença e o enfrentamento da nova realidade. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2021, vol.24, n.2, pp. 185-200. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v24i2p169-184.

O objetivo geral desse artigo é analisar como os trabalhadores afastados do ambiente laboral por motivo de doença vivenciaram o rompimento com o trabalho e quais perspectivas de futuro elaboraram a partir dessa vivência. Participaram do estudo nove trabalhadores afastados do ambiente laboral por motivo de doença, usuários de um Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de uma capital do nordeste brasileiro. Os instrumentos utilizados foram: um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada, submetida à análise de conteúdo temática, com o auxílio teórico da Psicodinâmica do Trabalho. Evidenciou-se que os trabalhadores chegam a preferir os sofrimentos vivenciados no trabalho àqueles oriundos do seu afastamento, assim como possuem expectativas frustradas de reconhecimento, somadas às limitações para o alcance de melhores perspectivas profissionais.

Palavras-chave : Licença médica; Saúde do trabalhador; Sofrimento psíquico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License