SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Breaking down with work due to illness and facing the new realityRescuing yourself: therapeutic itinerary of a case of work-related mental illness author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

PRESTES, Vanessa Amaral  and  GRISCI, Carmem Ligia Iochins. Ritornelos de chefs imigrantes: ritmos e marcas da e na cozinha. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2021, vol.24, n.2, pp. 201-215. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v24i2p201-215.

Objetiva-se apresentar como se dá a produção de territórios no trabalho de chefs de cozinha imigrantes a partir dos ritornelos identificados. Toma-se o território como um modo de ser ou de agir, de se expressar e de se relacionar com o mundo, sendo que processos de apropriação, associação e desejo vêm a conferir o caráter existencial ao território. E ritornelo como os padrões rítmicos que permitem visibilizar os territórios por meio da repetição e de tudo aquilo que se faz expressivo. O ritornelo oferece subsídios para pensar a repetição como produtora de territórios no trabalho. O estudo é qualitativo, e adotou a narrativa como método, contemplando a produção e a análise das informações narradas pelos participantes. A narrativa produzida reflete como chefs imigrantes arranjam e fazem a gestão de equipes com códigos culturais distintos dos seus de origem; como estabelecem uma cadência para suas equipes de trabalho; como são marcados por acidentes na cozinha e como investem as pausas na rentabilização de si e do trabalho. Esses ritornelos ganham função afetiva, social e profissional e, ao se tornarem expressivos, dão visibilidade aos territórios na imigração.

Keywords : Ritornelo; Território; Imigração; Chef de cozinha.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License