SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2O rompimento com o trabalho por doença e o enfrentamento da nova realidadeUm resgate de si: itinerário terapêutico de um caso de adoecimento mental relacionado ao trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

PRESTES, Vanessa Amaral  e  GRISCI, Carmem Ligia Iochins. Ritornelos de chefs imigrantes: ritmos e marcas da e na cozinha. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2021, vol.24, n.2, pp. 201-215. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v24i2p201-215.

Objetiva-se apresentar como se dá a produção de territórios no trabalho de chefs de cozinha imigrantes a partir dos ritornelos identificados. Toma-se o território como um modo de ser ou de agir, de se expressar e de se relacionar com o mundo, sendo que processos de apropriação, associação e desejo vêm a conferir o caráter existencial ao território. E ritornelo como os padrões rítmicos que permitem visibilizar os territórios por meio da repetição e de tudo aquilo que se faz expressivo. O ritornelo oferece subsídios para pensar a repetição como produtora de territórios no trabalho. O estudo é qualitativo, e adotou a narrativa como método, contemplando a produção e a análise das informações narradas pelos participantes. A narrativa produzida reflete como chefs imigrantes arranjam e fazem a gestão de equipes com códigos culturais distintos dos seus de origem; como estabelecem uma cadência para suas equipes de trabalho; como são marcados por acidentes na cozinha e como investem as pausas na rentabilização de si e do trabalho. Esses ritornelos ganham função afetiva, social e profissional e, ao se tornarem expressivos, dão visibilidade aos territórios na imigração.

Palavras-chave : Ritornelo; Território; Imigração; Chef de cozinha.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License