SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Refrains of immigrant chefs: rhythms and marks of and in the kitchenAn analysis of the psychodynamics of a supermarket cash operator work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

RODRIGUES, Joyce Cristina; CHAMOUTON, Carla Salles; NAKAMURA, Helenice Yemi  and  SOUZA, Heloisa Aparecida de. Um resgate de si: itinerário terapêutico de um caso de adoecimento mental relacionado ao trabalho. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2021, vol.24, n.2, pp. 217-233. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v24i2p217-233.

Este artigo apresenta uma reflexão sobre o processo de reabilitação de adoecimento mental relacionado ao trabalho por meio da reconstituição do Itinerário Terapêutico de uma trabalhadora, evidenciando a importância dos serviços públicos de saúde. Mesmo diante do expressivo aumento dos casos de adoecimento mental e das evidências de relação com as condições e formas de organização do trabalho, raramente as situações laborais são consideradas nas avaliações dos serviços de saúde. Mesmo com o atual contexto de desmonte da saúde pública, existem exemplos de atuações exitosas, como a que discutimos aqui. Por meio de entrevista semidirigida com uma trabalhadora e construção do Itinerário Terapêutico, buscou-se compreender seu processo de adoecimento mental, a relação com o trabalho e o percurso de reabilitação. Os resultados demonstram a importância do entendimento do trabalho como determinante de saúde, da elaboração de projetos terapêuticos singulares e da atenção integral, revelando que a articulação em rede, o estabelecimento de vínculo e a busca pelo protagonismo do usuário são essenciais na atenção à saúde mental relacionada ao trabalho.

Keywords : Saúde do trabalhador; Adoecimento mental; Itinerário terapêutico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License