SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Ritornelos de chefs imigrantes: ritmos e marcas da e na cozinhaUma análise da psicodinâmica do trabalho de operadora de caixa de supermercado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

RODRIGUES, Joyce Cristina; CHAMOUTON, Carla Salles; NAKAMURA, Helenice Yemi  e  SOUZA, Heloisa Aparecida de. Um resgate de si: itinerário terapêutico de um caso de adoecimento mental relacionado ao trabalho. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2021, vol.24, n.2, pp. 217-233. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v24i2p217-233.

Este artigo apresenta uma reflexão sobre o processo de reabilitação de adoecimento mental relacionado ao trabalho por meio da reconstituição do Itinerário Terapêutico de uma trabalhadora, evidenciando a importância dos serviços públicos de saúde. Mesmo diante do expressivo aumento dos casos de adoecimento mental e das evidências de relação com as condições e formas de organização do trabalho, raramente as situações laborais são consideradas nas avaliações dos serviços de saúde. Mesmo com o atual contexto de desmonte da saúde pública, existem exemplos de atuações exitosas, como a que discutimos aqui. Por meio de entrevista semidirigida com uma trabalhadora e construção do Itinerário Terapêutico, buscou-se compreender seu processo de adoecimento mental, a relação com o trabalho e o percurso de reabilitação. Os resultados demonstram a importância do entendimento do trabalho como determinante de saúde, da elaboração de projetos terapêuticos singulares e da atenção integral, revelando que a articulação em rede, o estabelecimento de vínculo e a busca pelo protagonismo do usuário são essenciais na atenção à saúde mental relacionada ao trabalho.

Palavras-chave : Saúde do trabalhador; Adoecimento mental; Itinerário terapêutico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License