SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Um resgate de si: itinerário terapêutico de um caso de adoecimento mental relacionado ao trabalhoCoaching interno: do discurso gerencialista ao sequestro da subjetividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

versão impressa ISSN 1516-3717

Resumo

MELOU, Ana Carolina Secco de Andrade; OLIVEIRA, Paulo de Tarso Ribeiro de; ALVARENGA, Eric Campos  e  LIMA, Maria Lúcia Chaves. Uma análise da psicodinâmica do trabalho de operadora de caixa de supermercado. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2021, vol.24, n.2, pp. 235-248. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v24i2p235-248.

Trata-se de um estudo qualitativo com base na Psicodinâmica do Trabalho e que analisa o trabalho das operadoras de caixa de supermercado, investigando sua organização e a dinâmica prazer-sofrimento psíquico envolvida. Foram entrevistadas individualmente quinze mulheres, de quatro diferentes supermercados da cidade de Belém-PA, usando roteiro semiestruturado. O material foi examinado conforme a técnica de Análise de Núcleos de Sentido (ANS). Verificou-se uma rígida organização do trabalho das operadoras de caixa de supermercado, contendo poucas possibilidades de transformação do sofrimento em vivências de prazer. Há pouco espaço para as operadoras expressarem as dificuldades do trabalho, tais como: insatisfação com as chefias, falta de reconhecimento no trabalho, assédio sexual, constrangimentos praticados pela clientela e precariedade nas condições de trabalho. A submissão, a crença religiosa e o riso aparecem como estratégias coletivas de defesa para suportar as adversidades do cotidiano laboral.

Palavras-chave : Operadora de caixa de supermercado; Prazer-sofrimento; Psicodinâmica do trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License