SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2An analysis of the psychodynamics of a supermarket cash operator workWe from the front line: dialogues on the being of health in the context of the pandemics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Psicologia Social do Trabalho

Print version ISSN 1516-3717

Abstract

CASTRO, Gustavo Henrique Carvalho de; MEDEIROS, Bárbara Novaes; DIAS, Cledinaldo Aparecido  and  SIQUEIRA, Marcus Vinicius Soares. Coaching interno: do discurso gerencialista ao sequestro da subjetividade. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2021, vol.24, n.2, pp. 249-263. ISSN 1516-3717.  http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v24i2p249-263.

Este artigo analisa como a instrumentalização do coaching pelas organizações, enquanto prática gerencial, propicia a reprodução de preceitos gerencialistas que se alinham ao sequestro da subjetividade do trabalhador. Para tal, efetuaram-se entrevistas semiestruturadas com 11 gestores que conduziam tal intervenção no ambiente de trabalho. A interpretação dos dados fundamenta-se na Análise Crítica do Discurso, textualmente orientada. Embora o coaching no trabalho suscite reflexividade, tal prática encontra-se a serviço do ideal gerencialista, reafirmando o ideário social de culto ao desempenho, que propaga auto (e alta) responsabilização individual. O paradoxo é que a subjetividade - hiper solicitada para dar lugar a uma "subjetividade realizadora" - foi representada discursivamente como entrave ao desenvolvimento pessoal, o qual é indissociado de anseios organizacionais. Por fim, discute-se o papel da resistência no bojo do referido processo de intervenção.

Keywords : Análise crítica do discurso; Coaching; Psicossociologia crítica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License