SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Squiggles, clowns and Catherine Wheels: violation of the self and its vicissitudesA clínica em Winnicott índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

LINS, Maria Ivone Accioly. Término da análise em Freud e em Winnicott. Nat. hum. [online]. 1999, vol.1, n.1, pp. 75-89. ISSN 1517-2430.

A comparação entre Freud e Winnicott, quanto ao término da análise, faz-se na ótica das relações entre o feminino e o masculino. Explora-se o diferencial de conceituação no entendimento dos processos pulsional e identificatório, da natureza da dissociação observada na clínica e da eficácia dos meios terapêuticos utilizados. A contribuição de Winnicott, de uma relação puramente feminina ao seio, dá-se no prolongamento da reflexão freudiana sobre o narcisismo primário, constituindo um instigante deslocamento no que diz respeito às idéias e às práticas da psicanálise clássica. Ressalta-se uma nova visão dos opostos masculino/feminino: ao invés de designarem predicados do sujeito (fálico-castrado) ou de suas condutas (ativo-passivo), indicam a complementaridade entre dois tipos de relações, levando-se em conta o tempo e o espaço onde elas se dão.

Palavras-chave : Feminino/Masculino; Inveja do pênis/Castração; Relação de objeto/Relação de identificação; Dissociação/Integração; Término da análise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português