SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2O incontornável como o inacessível: uma carta inédita de Martin HeideggerA besta desamarrada... índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

B. GUTIERREZ, Carlos. La venerable tradición del progreso. Nat. hum. [online]. 1999, vol.1, n.2, pp. 251-263. ISSN 1517-2430.

Neste trabalho, a concepção hegeliana de futuro como criação contrapõe-se ao "fim da história" de Fukuyama. A ideologia do progresso continua perpetuando a cisão radical de presente e passado que dá início à modernidade européia, a partir da qual o desenraizamento histórico e social do sujeito racional puro reforça o desprestígio da tradição. É preciso restituir à tradição seu caráter de genuína experiência através da destruição apropriadora que quebra o supraentendimento negativo que a circunda há quatro séculos. Ante a supervalorização do futuro em que vivemos, é preciso retornar ao respeito pelo presente, através da paciente atenção ao passado: o presente é o lugar da práxis humana, em que se mesclam passado e futuro na produção da nova realidade, sob pressupostos cada vez maiores.

Palavras-chave : História; Progresso; Tradição; Consciência histórica; Contingência.

        · resumo em Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )